top of page
Foto do escritorAndreia Ferreira Campos

O corpo é poesia



Imagem de capa do artigo do blogue #33, cujo título é: O corpo é poesia. No funco uma nuvem de palavras alusiva à poesia e ao que representa para a autora. No centro a imagem da autora andreia ferreira campos e o título.

Ler está na moda. É um facto que pessoas mais inteligentes cultivam a saúde através da leitura. E ler poesia estará na moda também? Que vantagens nos traz a poesia para o desenvolvimento integral da humanidade? Que semelhanças há entre poesia e música? E o que é que isso contribui para a sua felicidade? Vamos descobrir?

 


 

A poesia é um tipo literário específico que transporta sentimentos, pensamentos e ideias, acentuando constrições métricas, rima e aliteração. Isto faz com a que a poesia tenha um ritmo próprio, tal como a música. Que efeito tem a poesia no nosso desenvolvimento integral?


A poesia é apreciada pela sua sonoridade, independentemente do seu significado literário. O cérebro faz um processamento subconsciente dos padrões sonoros presentes na poesia, da mesma forma como processa a música. Este processamento deteta a harmonia presente nos poemas, o que tem o efeito secundário de harmonizar as redes neurais ativas.


A poesia cria harmonia no cérebro, essa harmonia contagia outros sistemas do corpo, a mente e o espírito (ou consciência). Mesmo sem a compreensão literária das palavras.


Estará o cérebro humano pré-programado para apreciar poesia?


Não! O cérebro humano está programado para detetar padrões. Os padrões rítmicos são processados ao nível subconsciente e estão intimamente ligados ao movimento.


A ligação entre movimento e respiração, faz com que a respiração consiga aceder a estas redes neurais subconscientes e criar harmonia através dos movimentos respiratórios. Do mesmo modo, uma respiração desorganizada reflete um padrão de desarmonia em todo o nosso ser.

 

Ouvir Poesia como perceção profunda


infográfico sobre como ser mais criativa/o

Como é que ler poesia faz bem à saúde?


Ler poesia em voz alta sincroniza a mente e o ouvido, tanto de quem lê como de quem ouve. Ao ler um poema a pessoa acede ao conhecimento subconsciente de sensações físicas, afetos, silêncios e de conhecimento que por vezes demora tempo a conseguir pôr em palavras. Fica consciente da ressonância interna das palavras, o que expande a empatia. Fica presente de uma forma incorporada perante a música do que está a ser falado e, posteriormente, aumenta o sentido das palavras que estão a ser usadas como veículo de novos significados.


A poesia é como música para o cérebro


A poesia, tal como a música, ativa uma resposta emocional. Estas áreas do cérebro que são ativadas estão predominantemente no hemisfério direito, o lado mais criativo e inovador do seu cérebro. Talvez seja bom ter algumas formas de o ativar conscientemente!


As áreas cerebrais ativadas estão ligadas à introspeção. A conexão que nos leva ao desenvolvimento da espiritualidade ou consciência.

 

A evolução da linguagem


A hipótese central que as mais recentes investigações neurológicas e neuropsicológicas sustentam é que, em termos evolutivos, a poesia ocupa uma posição entre os rituais e as línguas naturais, e que é o elo perdido de ligação entre ambos.


Alguns cientistas defendem que a linguagem evoluiu assente nos blocos de atos rituais associados a sequências sonoras rítmicas. E que os princípios subjacentes aos atos rituais foram formas úteis de comunicação, permitindo a evolução das línguas naturais.


A ser verdade, uma implicação desta teoria da evolução da linguagem é a ativação das áreas de processamento pré-linguístico quando se lê e ouve poesia. O que faz da poesia uma forma de uso da linguagem em que a base ritualista da linguagem pode ser sentida.


Poema de autoria de Andreia Ferreira Campos. Título: Empacotar.
Poema

Amplificação das sensações e da consciência


A poesia é assim uma forma de amplificar o efeito sensorial da linguagem no corpo. Reevoca a capacidade de sentir as palavras e as emoções sem as experienciar em contexto. Sincroniza diversas dimensões do ser humano, o que permite que nos torne-mos mais inteiros. O efeito é a expansão da consciência: tornamo-nos mais humanos.


A poesia na terapia da fala e na vida


A poesia infantil pode ser usada na terapia da fala quando as crianças têm patologias em que há alterações de ritmo, como na apraxia, mas também pode ser usada para promover o desenvolvimento integral da linguagem em crianças e jovens sem qualquer patologia.


As crianças com quem trabalho, em intervenções de longa duração, são introduzidas à poesia, tanto para ler como para serem os poetas da sessão de terapia da fala. Na minha vida pessoal, as crianças com quem interajo acabam sempre por receber livros com poemas, rimas, histórias para sonhar e para experimentarem o mundo através das palavras, a diferentes ritmos.


Escrevo poesia para me livrar das palavras que dançam umas com as outras na minha mente.


Raramente se sento com o propósito de escrever um poema. Deixo que o poema nasça, cresça e se torne digno de ser escrito. A poesia tornou-se um processo terapêutico, enraizou-se num hábito. Não sei o que fará no dia de amanhã, porque as palavras por vezes têm vida própria, e eu dou-lhe liberdade para que sejam o que quiserem ser.


Leia poesia,


Viva integralmente,

Andreia


 

Escreva nos comentários quais são os seus autores preferidos de poesia. Se ainda não tem o hábito de ler ou ouvir poesia, diga-me se está disposta(o) a começar. Pode enviar-me as suas ideias por email. Siga-me nas redes sociais para manter a comunicação. Partilho pequenos poemas às quintas no meu perfil do instagram.

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page