A longevidade veio para ficar. Se não tiver nenhum acidente ou desastre natural a roubar-lhe anos de vida, esperar viver para além dos 90 anos não é irrealista. Viver muito não significa que viva com saúde. Para escolher a longevidade saudável precisa de compreender quantas idades tem. Livre-se da idade de uma vez por todas. Este artigo é sobre a idade que pode ter para conquistar a saúde integral e ser feliz. Não perca!
As escolhas que fazemos na vida podem influenciar a forma como o nosso DNA se expressa. Ou seja, podemos reverter os efeitos da idade modificando o estilo de vida.
O desenvolvimento integral diz-nos que todos os processos de desenvolvimento são reversíveis. O que significa que é possível regenerar para recuperar funções perdidas ao longo da vida, ou para habilitar funções que a genética não garantiu (desde que a estrutura esteja presente).
De que forma este princípio que uso com os meus clientes na terapia da fala, pode chegar às pessoas que não fazem terapia da fala e melhorar as suas vidas?
Simples, escolher viver de acordo com os princípios do desenvolvimento integral cria saúde. Na verdade, o desenvolvimento integral é o melhor seguro de saúde de qualquer pessoa. E reverte os efeitos da passagem do tempo, garantindo vitalidade e saúde por muito mais tempo do que é considerado “normal” na nossa cultura.
Num artigo anterior deste blogue, escrevi sobre as zonas azuis. Que são as regiões do globo onde se vive mais tempo e com mais saúde. Nas zonas azuis as doenças crónicas consideradas pandemias não se propagam como cogumelos nas suas populações. A saúde é um efeito da cultura local, o que torna a idade irrelevante para uma vida ativa por muito mais tempo do que é considerado normal nas zonas não-azuis do planeta.
Quantas idades tem?
Resposta: Poder tantas idades quantas quiser.
Da sinergia de todas as suas idades, resulta a sua vitalidade e saúde integral.
Escrevo sobre as 5 idades que mais diferença podem fazer na sua vida.
A idade cronológica é definida pela sua data de nascimento, e está sempre a subir. É impossível de controlar. Em alguns países é um orgulho ter muitos anos, noutros ter muitos anos é sinónimo de sofrimento e perda de controlo da própria vida. É uma tristeza que se carateriza pela perda progressiva da saúde à medida que os anos passam.
Este processo de perda de competências com o avançar da idade cronológica é o que pode travar se fizer as escolhas certas para o seu estilo de vida e diminuir a sua idade biológica.
A idade biológica diz-lhe a saúde que têm as suas funções físicas e mentais. Por exemplo, se tem uma capacidade pulmonar equivalente a um atleta de 20 anos, ou a densidade óssea de um jovem de 25 anos. Se tem pele de bebé, e/ou a visão de um adolescente.
Quanto maior for a diferença entre a idade biológica e a idade cronológica, maior a sua esperança de vida com saúde.
A idade biológica depende da forma como vive, é o seu potencial de saúde. Como o nome indica tem a ver com as leis da vida (bio significa vida). Pode aumentar o seu potencial de saúde a qualquer momento, se controlar os 3 pilares da saúde (para saber mais click no link).
Um envelhecimento precoce do corpo acarreta um aumento da idade biológica em relação à idade cronológica. É o que acontece às crianças com patologias graves do desenvolvimento. Por razões várias, quando as patologias não são superadas, o corpo começa a envelhecer já na infância, diminuindo a esperança de vida e a qualidade de vida também.
As pessoas que não têm patologias significativas podem escolher o seu ritmo de envelhecimento para preservar a saúde. A idade biológica representa a saúde orgânica do seu corpo e afeta diretamente os processos mentais..
Pronto sou saudável, mas vou viver muitos anos para quê? Não vai ser um aborrecimento?
Resposta: é aqui que a idade neurológica ganha importância.
A idade neurológica é a capacidade que ainda tem para aprender e criar novas ligações entre os neurónios. É o seu potencial de desenvolvimento.
Desenvolvimento é aprendizagem integrada, ou seja, você desenvolve-se quando aprende algo novo e integra no que já sabia. É o que acontece também quando supera traumas sejam eles físicos, emocionais ou espirituais. A integração é a cura, e permite-lhe continuar a apreciar a vida que vive.
Pode ter muitos anos e saúde física e não continuar a desenvolver-se de forma integral. Nesse caso a sua saúde mental começa a deteriorar-se com a passagem dos anos e pode ficar mais suscetível a doenças degenerativas e demências.
O desenvolvimento integral permite-lhe ter entusiasmo perante a vida. Estabelecer constantemente objetivos pessoais de aperfeiçoamento contínuo para que evolua como pessoa a nível técnico e espiritual. A idade neurológica é o seu potencial de evolução e aprendizagem.
Neste ponto, escolhi um estilo de vida saudável, sigo interesses pessoais que me levam a uma aprendizagem ao longo da vida e como é que concretizo o meu potencial humano?
Resposta: de compreenda estas duas idades, a cultural e a espiritual.
A idade cultural tem a ver com a cultura com que se identifica. Com as crenças, filosofias de vida e com a forma como manobra o meio social.
Há pessoas que apesar de viverem no século XXI têm a mentalidade da idade média, tudo depende do que colhem com os hábitos que cultivam diariamente. Identificam-se com uma ideologia rígida e não conseguem ver além dela. Este é o polo extremo do espetro do bom ou mau. Em que os outros são classificados como bons ou maus. É a idade cultural de quem vive a vida a preto e branco, sem as complexas nuances que todas as cores trazem à vida.
A opção cosmopolita é a idade cultural da inclusão e da aceitação da diversidade de pensamentos, hábitos, crenças e escolhas das pessoas com quem interagimos. Leva-nos a uma vida social rica e plena, com pessoas com quem nos podemos identificar num tópico, mas não noutros, sem que as diferenças de opinião e estilo de vida sejam vistas como uma ameaça à identidade pessoal de cada um.
A idade cultural está associada à inteligência social. Como vivemos numa aldeia global, esta é a idade que convêm que seja avançada. Uma baixa idade cultural associa-se a traços de narcisismo.
A idade espiritual resulta da integração de todas as outras idades, e é também uma manifestação da inteligência que traz de vidas passadas.
A idade espiritual observa-se pela sabedoria que põe em prática ao longo da sua vida. A sabedoria dos rituais de autocuidado e preservação da saúde, a sabedoria nas interações com o planeta, nas relações sociais, na elevação interior que se carateriza pela paz de espirito.
A idade espiritual é a que define a forma como superamos os desafios que a vida nos coloca, portanto é a nossa arma mais poderosa para ultrapassar as adversidades. Mas é também a capacidade que temos para viver de forma plena. A idade espiritual representa a capacidade de acedermos à felicidade.
A idade espiritual é observável pela presença e pela energia que leva consigo para onde quer que vá. É o resultado final da sua evolução pessoal.
Não faça da idade um número. Expanda a sua perspetiva e compreenda melhor as suas várias idades para que possa ter uma vida cada vez mais sofisticada.
Viva integralmente,
Andreia
Comments