top of page
Foto do escritorAndreia Ferreira Campos

A Tendência Bio


Trend, ou tendência, em bom português, é o próximo passo a fazer sentido numa sucessão de pequenos eventos evolutivos.


Por vezes, uma tendência começa muito lentamente e vai-se espalhado por alvos cada vez mais alargados do mosaico social. Outras vezes, impõe-se com tal altivez que parece fatídica como o destino – para os que acreditam nisso do destino.


A tendência bio é extremamente fácil de compreender, por fazer parte de uma lógica evolutiva maior que ela própria.


Uma tendência nunca vem só


Da revolução industrial, a indústria seguiu caminho para a agricultura e esta transformou-se numa agricultura industrial. Parte das vezes em monoculturas intensivas, que visavam abastecer os grandes núcleos urbanos e obter largas margens de lucro (neste ponto, ninguém culpa os agricultores industriais, afinal uma empresa surge para ter lucro).


O método de maximização dos lucros exigiu a maximização da produção, para isso usaram-se não apenas fertilizantes químicos, mas também herbicidas e pesticidas para evitar doenças e pragas. Simultaneamente, o mercado revindicava produtos uniformes, bonitos aos olhos, não obstante os sabores. Para dar resposta a esta exigência, toneladas de produtos agrícolas eram desperdiçados por não corresponderem aos parâmetros definidos pelas grandes empresas distribuidoras de produtos alimentares. Logo, parte da produção era considerada perda.


Atualmente, movimentos como a fruta feia, existem em vários países e visam recuperar os alimentos não estandardizados. Salientando o seu valor nutricional e o facto de que nada na natureza é uniforme. A diversidade é uma força social porque imita a força da natureza, esta máxima também se aplica aos alimentos.


E porquê bio?


Por as regras de produção imitarem as leis da vida natural;


Pela ausência de tóxicos químicos artificiais agregados ao sabor que presamos nos alimentos;


Pela intensidade desse mesmo sabor que se destaca em comparação com os alimentos produzidos por meios industrializados.


Por a diminuída toxicidade dos alimentos biológicos nos darem ganhos imediatos em saúde.


Por tudo e mais alguma coisa. Bio é uma tendência que veio para ficar, porque faz sentido no contexto evolutivos atual. E quando escrevo contexto evolutivo, refiro-me tanto à evolução humana individual, como à evolução social, como à evolução climática do planeta.


A revolução ecológica não surgiu por alguém se ter lembrado disso num dia de chuva. A ciência ecológica é baseada em evidências que se tornaram, progressivamente, incontestáveis.


À medida que o tempo passa, que cada vez mais pessoas aderem à tendência Bio, os efeitos em saúde e bem-estar são cada vez mais visíveis. Ao ponto do Bio se tornar cada vez mais num estilo de vida e não apenas numa escolha alimentar.


E você, já aderiu a esta tendência? Ou vai deixar-se ficar para trás?!

Posts recentes

Ver tudo

Integralmente

Clean

Commenti

Valutazione 0 stelle su 5.
Non ci sono ancora valutazioni

I commenti sono stati disattivati.
bottom of page